1788 visitas - Fonte: PlantãoBrasil/X
Em um recente episódio na Globonews, o comentarista político Demétrio Magnoli, conhecido por suas análises críticas, cometeu um erro ao afirmar que Israel foi o primeiro país acusado de genocídio na Corte Internacional de Justiça. Esta afirmação, contudo, foi prontamente desmentida pelo advogado Jeff Nascimento, que trouxe à luz o caso de genocídio contra Mianmar, envolvendo a minoria Rohingya.
A correção de Nascimento foi seguida por uma onda de críticas nas redes sociais, onde internautas questionaram a credibilidade de Magnoli e criticaram a emissora por manter um comentarista propenso a desinformações. Este episódio ressalta a importância da precisão e verificação de fatos no jornalismo, especialmente em temas tão sensíveis.
Formado em Jornalismo pela USP e doutor em Geografia Humana, Demétrio Magnoli é um rosto conhecido no debate político. Ele é também participante do Grupo de Análise da Conjuntura Internacional do Instituto de Relações Internacionais da USP, mas este incidente levanta questões sobre a profundidade e acurácia de suas análises.
As críticas nas redes sociais não apenas colocam em cheque a precisão das informações transmitidas por Magnoli, mas também abrem um debate sobre a responsabilidade dos veículos de comunicação e de seus comentaristas em assegurar que informações corretas sejam divulgadas ao público.
DESMENTIDO!!! Demétrio Magnoli disseminou FAKENEWS na Globo News pra criticar Lula pelo apoio à moção da África do Sul contra o Israel.
— Thiago dos Reis ???? (@ThiagoResiste) January 13, 2024
Demétrio diz que o documento de 84 páginas não cita o "ataque do Hamas", mas o documento cita logo na PRIMEIRA PÁGINA
pic.twitter.com/rA2A1S7qR2
