826 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O sistema bancário brasileiro, representado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), marca o fim de uma era com a suspensão das transferências via DOC (Documento de Ordem de Crédito) a partir desta segunda-feira (15). Este método de pagamento, um dos mais tradicionais no setor, não será mais operacional para pessoas físicas e jurídicas, com agendamentos permitidos apenas até às 22h de hoje. A extinção completa do DOC está agendada para o dia 29 de fevereiro, que será também o prazo final para processamento de transferências agendadas pelos bancos.
Além do DOC, o sistema de Transferência Especial de Crédito (TEC), usado principalmente por empresas para pagamentos de benefícios a funcionários, também será descontinuado. O limite para transações via DOC ou TEC é atualmente de R$ 4.999,99. As operações de TED (Transferência Eletrônica Direta), contudo, permanecem inalteradas.
O DOC, que processa transações um dia útil após a ordem de transferência, e a TEC, que garante transferência até o final do dia em que a ordem é dada, têm prazos finais definidos: serviços oferecidos até as 22h de hoje e agendamentos até 29 de fevereiro de 2024, com encerramento dos sistemas bancários na mesma data.
Esta mudança é um reflexo da evolução do setor financeiro. Segundo a Febraban, tanto DOC quanto TEC vinham perdendo popularidade nos últimos anos, especialmente após a introdução do PIX em novembro de 2020. Este novo sistema, preferido por sua gratuidade, rapidez e flexibilidade de valores, substituiu gradualmente os métodos mais antigos.
De acordo com Walter Faria, diretor adjunto de Serviços da Febraban, “O PIX se sobressaiu como opção principal dos clientes em detrimento do DOC e TEC, evidenciando uma tendência de queda no uso destes últimos. O PIX ganhou a preferência por ser gratuito, instantâneo e flexível em relação aos valores transacionados.”
Em 2023, o DOC já não era um dos cinco principais meios de pagamento, ficando atrás do PIX, cartões de crédito e débito, boletos e TED, conforme levantamento da Febraban.
Com informações do DCM
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.