3458 visitas - Fonte: Plantão Brasil
Uma perícia encomendada pela Fórum e o jornal O Estado de S.Paulo ao professor Mário Gazziro concluiu que o vídeo acusando o padre Júlio Lancellotti de pedofilia, divulgado por bolsonaristas e apoiadores do MBL, é falso. Gazziro, especialista em engenharia de informação na UFABC e instrutor de computação forense na USP, afirmou categoricamente que as montagens não pertencem ao Padre Júlio Lancellotti. O vídeo havia sido divulgado pelo bolsonarista Rafael Moreno e circulou nas redes em 2020.
O perito criticou o laudo anterior, realizado em outubro de 2020, por analisar um vídeo filmado da tela de um celular e não o material original. Gazziro aponta que o laudo anterior não revela a origem do vídeo e quem encomendou o trabalho. Ele também aponta para a possibilidade de uso de tecnologias deepfake na edição do vídeo.
O caso ganhou notoriedade quando Rafael Moreno, candidato derrotado a deputado estadual, divulgou o vídeo em janeiro, em meio a tentativas do MBL de instaurar uma CPI contra a atuação de Padre Júlio junto aos pobres de São Paulo. Gazziro enfatiza que a montagem, edição e divulgação de material adulterado para simular uma vídeo-chamada e acusar o padre de pedofilia é crime.
A perícia conclui que Moreno pode ter incorrido no crime de provocar a ação de autoridade com a divulgação de notícia falsa, passível de detenção ou multa. O resultado da perícia representa um passo importante para a verdade e a justiça, repudiando práticas de difamação e falsas acusações por parte de grupos políticos.
Leia a íntegra da Perícia aqui:
Com informações da Revista Fórum
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.