569 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O Procurador-Geral da República, Paulo Gonet, expôs um vínculo crítico entre as ações do ex-deputado federal Roberto Jefferson e os atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. Segundo Gonet, as ações de Jefferson representam um elemento chave na cadeia de eventos que desencadeou os atos violentos dessa data, conforme relatado pelo Metrópoles.
Gonet enfatizou que Jefferson, usando a estrutura do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), que é financiado pelo erário público, atacou as instituições federais. “Além de utilizar recursos partidários financiados pelo governo para enfraquecer as instituições da República, [Jefferson] lançou ataques verbais contundentes contra pilares centrais da democracia, numa abordagem que parece ter sido estrategicamente planejada para incitar uma ruptura inaceitável da ordem política”, destacou o Procurador-Geral.
Jefferson enfrenta acusações por incitação ao crime, tentativa de obstrução dos Poderes, calúnia e homofobia, derivadas de uma ação movida pela PGR e acolhida pelo STF em junho de 2022. As acusações incluem incentivo à invasão do Senado e ataques aos membros da CPI da Pandemia. O caso está previsto para ser julgado pela Justiça Federal. Desde março do ano passado, Jefferson está internado em um hospital privado no Rio de Janeiro, e sua defesa solicitou sua libertação no final de 2023, pedido negado pelo ministro Alexandre de Moraes.
Com informações do Brasil 247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.