547 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O Ministério Público Federal (MPF) instaurou um inquérito para investigar a plataforma de rede social Kwai, de origem chinesa, por alegações de promover conteúdos e perfis falsos para incrementar visualizações e engajamento de seguidores. A suspeita é que postagens inverídicas e apelativas sejam criadas pela própria plataforma ou por empresas de publicidade contratadas, sem identificação clara de origem, conforme indicação do MPF.
O inquérito foi iniciado a partir de uma denúncia anônima, alinhada a reportagens recentes sobre as estratégias adotadas pelo Kwai no Brasil. As práticas em questão poderiam constituir violações aos direitos à informação qualificada e à segurança nas relações de consumo, além de potencialmente prejudicar a confiança pública no processo democrático.
A investigação do MPF abrange três eixos principais: a criação de perfis falsos de órgãos e autoridades brasileiras no Kwai, a circulação de notícias falsas na rede social, especialmente durante a eleição de 2022, e a possibilidade de o Kwai ter promovido engajamento por meio da veiculação de vídeos violentos ou de exposição indevida de menores. O MPF solicitou informações da Joyo Tecnologia Brasil Ltda, representante do Kwai no Brasil, e de empresas de publicidade envolvidas, exigindo esclarecimentos sobre contratos e a manutenção de evidências relacionadas às condutas investigadas.
O caso é considerado inédito por investigar uma plataforma digital não apenas como intermediária, mas como suposta autora de conteúdos falsos e apelativos. Além do Kwai, o MPF também investiga outras sete plataformas digitais desde 2021, incluindo YouTube, TikTok, Instagram, Facebook, X (antigo Twitter), Whatsapp e Telegram, por omissões no combate à desinformação e violência digital. A Kwai, patrocinadora do Big Brother Brasil 24 (BBB24), está sob escrutínio por sua influência e práticas no ambiente digital.
Com informações da Revista Fórum
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.