973 visitas - Fonte: PlantãoBrasil/X
O Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, em um artigo publicado, reafirmou o compromisso do Brasil em denunciar e combater genocídios, em referência à ação movida pela África do Sul contra Israel na Corte Internacional de Justiça (CIJ). A ação acusa Israel de genocídio na Faixa de Gaza.
Vieira destacou a responsabilidade de todos os países em prevenir e punir o crime de genocídio, ressaltando que cabe aos juízes da Corte decidir sobre o caso. Ele também mencionou que as medidas cautelares propostas pela África do Sul visam promover um diálogo político e a implementação da solução de dois Estados.
O chanceler criticou as acusações de antissemitismo direcionadas ao governo brasileiro, afirmando que tais alegações desviam o foco da discussão real e desafiam a legitimidade da África do Sul, um país com uma história marcante de luta contra a discriminação racial, em recorrer à CIJ.
Vieira reforçou que, diante das graves denúncias de violações dos direitos humanos, o Brasil não deve se acovardar. Ele ressaltou a necessidade de coragem e altivez na política externa do país para se posicionar sobre indícios de violações graves dos direitos fundamentais.
Com informações da Folha de S. Paulo
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.