847 visitas - Fonte: PlantãoBrasil/X
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, expressou firmeza na necessidade de o STF agir contra tentativas antidemocráticas, refletindo sobre os eventos de 8 de janeiro. Em um período de repacificação institucional no Brasil, Barroso salientou que, apesar das divergências naturais entre o Congresso e o Supremo, a democracia brasileira se baseia no respeito mútuo e na absorção civilizada das divergências.
Em uma entrevista, Barroso também tocou em pontos vitais como a revisão do foro privilegiado e a urgência de regulamentar as big techs, diante da inércia legislativa. Ele enfatizou que o Supremo não trabalha com base na popularidade, mas na correta interpretação da Constituição e na justiça. A discussão sobre a regulação das grandes empresas de tecnologia destaca a preocupação com a manutenção da liberdade de expressão, ao mesmo tempo que combate a desinformação e o discurso de ódio.
Além disso, Barroso reiterou seu compromisso contra a corrupção, reconhecendo acertos e erros na operação Lava Jato, e destacou a necessidade de promover maior igualdade de gênero nos tribunais, aspirando a um futuro com mais mulheres no STF. Sua defesa da justiça e do equilíbrio institucional sublinha a importância da resposta do judiciário a comportamentos que ameaçam a democracia, assegurando que o país permaneça um exemplo de respeito às leis e às liberdades fundamentais.
A ênfase na regulamentação das big techs e na equidade de gênero nos tribunais demonstra o compromisso do STF com um Brasil justo, democrático e inclusivo. A liderança de Barroso neste momento crucial reflete o desejo nacional de avançar, respeitando as diferenças e trabalhando juntos por um futuro melhor para todos os brasileiros.
Com informações do jornal O Globo
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.