Defensoria Pública pede suspensão da privatização da Sabesp

Portal Plantão Brasil
23/4/2024 15:32

Defensoria Pública pede suspensão da privatização da Sabesp

0 0 0 0

965 visitas - Fonte: Plantão Brasil

Em São Paulo, uma intensa disputa envolve a tramitação de um projeto de lei que visa à privatização da Sabesp, a empresa estatal responsável pelo abastecimento de água e tratamento de esgoto. A proposta, que já foi aprovada em uma sessão tumultuada na Câmara dos Vereadores, aguarda mais duas análises previstas para maio.

A Defensoria Pública de São Paulo posicionou-se contra a continuação do processo sem a realização de todas as audiências públicas necessárias, apoiando a ação judicial movida por vereadores do PT e PSOL. Esses parlamentares argumentam que é crucial suspender a votação até que haja total transparência e participação popular no debate.

O projeto recebeu inicialmente 36 votos a favor e 18 contra, em uma sessão marcada por protestos e prisões. A polêmica aumentou com a aprovação de um regime de urgência, que acelerou a tramitação e, segundo críticos, reduziu o espaço para discussão adequada e participação da sociedade civil.

Os defensores públicos criticaram essa manobra na justiça, apontando que ela compromete a participação social e viola as normas que garantem a formação adequada de atos administrativos, essenciais para a definição de políticas públicas.

Apesar de autorizada pela Assembleia Legislativa no ano anterior, a privatização ainda precisa passar pelo crivo dos vereadores para efetivar um novo contrato de gestão na capital. A Sabesp, que atende cerca de 28 milhões de pessoas em 375 municípios, é uma gigante no setor com valor de mercado estimado em R$ 40 bilhões e lucro anual expressivo.

Pesquisas indicam resistência da população à privatização, com a maioria dos paulistanos e uma significativa parcela dos moradores do estado manifestando-se contrários à venda da empresa estatal. A sociedade demonstra preocupação com a gestão dos recursos hídricos e o acesso a serviços essenciais.

Com informações de Carta Capital

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians