750 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O Governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), comunicou nesta sexta-feira que não irá solicitar a Garantia da Lei e da Ordem (GLO) para lidar com a situação no estado, mas anunciou a reintegração de policiais da reserva. Segundo Leite, essa medida tem como foco a segurança dos abrigos que hospedam os desalojados pelas recentes enchentes. Aproximadamente 500 abrigos estão atualmente ativos, e, até agora, houve 54 prisões, incluindo 11 por crimes cometidos nesses locais.
"A segurança nos abrigos é nossa prioridade, para garantir que não haja espaço para ações de malfeitores que só agravariam o sofrimento das vítimas desta tragédia", disse Leite durante uma coletiva de imprensa. A reintegração envolverá mil policiais da Brigada Militar e 260 da Polícia Civil, todos provenientes da reserva.
Além disso, o governo gaúcho está focando esforços em garantir que não haja uma escalada de violência ou exploração das vítimas em um momento já extremamente difícil. A medida busca reforçar a presença policial e assegurar um ambiente seguro para os afetados pelas enchentes, que já resultaram em 116 mortes, 143 desaparecidos e 756 feridos, conforme dados da Defesa Civil.
Com informações da Folha
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.