435 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O Tribunal Supremo de Justiça (TSJ) da Venezuela confirmou nesta quinta-feira (22/8) a vitória de Nicolás Maduro nas eleições presidenciais, ratificando os resultados divulgados pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE). Com essa decisão, a Corte reafirma o mandato de Maduro como presidente da República Bolivariana da Venezuela.
"A sala deste tribunal valida os resultados da eleição presidencial de 28 de julho, divulgados pelo Conselho Nacional Eleitoral, onde o cidadão Nicolás Maduro Moros foi reeleito presidente da República Bolivariana da Venezuela", declarou a presidente do TSJ, Caryslia Beatriz Rodríguez-Rodríguez.
Maduro, porém, enfrenta acusações de fraude eleitoral, com opositores alegando que o verdadeiro vencedor seria o candidato Edmundo González. As eleições também geraram protestos dentro da Venezuela e reações internacionais, criticando a condução do pleito por órgãos alinhados ao governo.
Ainda nesta quinta-feira, o TSJ declarou que Edmundo González Urrutia, o candidato opositor, desacatou a Justiça ao não comparecer a nenhuma das fases do processo eleitoral para o qual foi convocado, o que pode acarretar em sanções.
Em resposta à decisão, González afirmou na rede social X que nenhuma sentença poderá substituir a vontade popular. "O país e o mundo conhecem a parcialidade da Corte e sua incapacidade para resolver o conflito", declarou. "A soberania reside de forma intransferível no povo. Os órgãos do Estado emanam da soberania popular e a ela estão sujeitos", completou.
Com informações do Metrópoles
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.