1050 visitas - Fonte: Plantão Brasil
A Polícia Federal (PF) está conduzindo uma operação de grande escala para proteger 15 mil territórios indígenas no Amazonas. Nesta semana, 223 dragas de garimpos ilegais foram destruídas na calha do Rio Madeira. A Operação Prensa é uma ação conjunta que envolve a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
O objetivo principal da operação é garantir a proteção de territórios indígenas, como Arary, Cunhã Sapucaia, Lago do Limão, Setemã, Igarapé Açú e Kawa. Segundo a Funai, entre as balsas destruídas no Rio Madeira e seus afluentes, Rio Aripuanã e Rio Manicoré, pelo menos 30 estavam em terras indígenas.
De acordo com a PF, a atividade ilegal na região não só causa danos ambientais e contamina o rio com mercúrio e cianeto, mas também interfere gravemente na cultura dos povos tradicionais. Terras indígenas têm sido invadidas por criminosos, o que resulta em impactos negativos para a saúde pública e a vida das comunidades locais.
A operação também busca superar os resultados da "Draga Zero", realizada no ano passado, quando 302 balsas de garimpo ilegal foram destruídas na mesma região. A ação atual é por tempo indeterminado, com expectativas de maior sucesso.
A Funai destacou ainda os problemas sociais decorrentes da invasão das terras indígenas pelos garimpeiros, incluindo a introdução de álcool e drogas nas aldeias, causando desestruturação social e cultural, além de denúncias de assédio contra jovens indígenas.
Com informações do Metrópoles
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.