441 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O governo de Luiz Inácio Lula da Silva decidiu envolver a Colômbia e retomar uma abordagem diplomática conjunta após a Corte Suprema da Venezuela confirmar a reeleição de Nicolás Maduro.
O presidente Lula, que passou o dia em compromissos públicos e privados, ainda não se pronunciou oficialmente sobre a decisão. No entanto, espera-se que um comunicado conjunto do Brasil e da Colômbia seja divulgado nesta sexta-feira, 23, após consultas com o presidente colombiano Gustavo Petro.
Nesta quinta-feira, 22, o Tribunal Supremo de Justiça (TSJ) da Venezuela ratificou a vitória de Maduro nas eleições de 28 de julho, uma decisão que já era esperada pelo governo brasileiro. No entanto, a corte venezuelana não disponibilizou os documentos que embasam seu julgamento.
Maduro já havia sido declarado reeleito pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE), também controlado pelo chavismo, sem a divulgação pública dos documentos de apoio. Ele teria obtido 52% dos votos, contra 43% do opositor Edmundo González, que a oposição alega ter vencido com uma margem ampla de 67% a 30%.
Na semana passada, o governo brasileiro anunciou que só reconhecerá um presidente eleito na Venezuela após a divulgação e verificação transparente dos dados. O regime de Maduro alegou que um ataque hacker teria impedido a divulgação completa das atas eleitorais pelo CNE, e solicitou a certificação de sua vitória.
Com informações do DCM
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.