1072 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O Ministério da Mulher firmou nesta sexta-feira (23) uma parceria com diversos setores da sociedade para impulsionar a campanha "Feminicídio Zero - Nenhuma violência contra a mulher deve ser tolerada". A iniciativa foi oficializada em um evento em Brasília, que contou com a presença das ministras Cida Gonçalves (Mulheres), Esther Dweck (Gestão e Inovação em Serviços Públicos), Sônia Guajajara (Povos Indígenas), Margareth Menezes (Cultura), além do presidente da Caixa, Carlos Vieira, e da Representante Interina de ONU Mulheres no Brasil, Ana Carolina Querino.
Entre as entidades parceiras, destacam-se times de futebol como Flamengo, Vasco, Botafogo e Corinthians. Segundo o ministério, as empresas e instituições envolvidas assinaram uma carta-compromisso, que prevê ações integradas no ambiente de trabalho e campanhas de conscientização voltadas principalmente para os homens. O documento foi assinado por mais de 100 parceiros, simbolizando um esforço conjunto contra a violência de gênero.
Assista ao vídeo do lançamento da campanha aqui
A Campanha Feminicídio Zero, lançada durante o agosto lilás, busca incentivar as mulheres a denunciarem casos de violência por meio do Ligue 180, o serviço do governo federal destinado a captar denúncias de violência contra a mulher. Este ano, a Lei Maria da Penha completa 18 anos, mas o número de feminicídios no país continua alarmante, com uma mulher sendo morta a cada seis horas, segundo dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).
Durante o evento, a ministra Cida Gonçalves destacou os desafios contínuos no combate ao feminicídio e ressaltou que desde janeiro de 2023 até agosto de 2024, o ministério investiu R$ 389 milhões em políticas voltadas para o enfrentamento da violência de gênero. A ministra enfatizou que, apesar de avanços na conscientização, a violência contra a mulher tem aumentado em sua crueldade, tornando a luta contra o feminicídio ainda mais urgente.
A senadora Leila Barros (PDT-DF), que também participou da cerimônia, pediu um minuto de silêncio em homenagem a Juliana Barboza Soares, vítima de feminicídio no Gama, Distrito Federal. Juliana foi brutalmente assassinada ao ser atropelada três vezes pelo ex-namorado, Wallison Felipe de Oliveira, que está preso.
Assista ao vídeo para conhecer os sinais de pedido de socorro aqui:
Com informações do G1
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.