1046 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, solicitou à Polícia Federal uma investigação sobre a origem dos incêndios que têm devastado várias regiões do Brasil, especialmente no estado de São Paulo. Agostinho afirmou que a maioria dessas queimadas são de origem criminosa e levantou a suspeita de que os focos de incêndio em São Paulo possam ter sido organizados, já que ocorreram quase simultaneamente. “Quase todo incêndio no Brasil é criminoso. Não temos incêndio espontâneo e são raros os casos de acidente", destacou Agostinho.
Ele também confirmou que a fumaça visível no Distrito Federal e em Goiás é proveniente de áreas afetadas por queimadas na Amazônia, no Pantanal e em São Paulo. As condições climáticas adversas, como a baixa umidade e a ausência de chuva na região Centro-Oeste por mais de 120 dias, agravam a situação. Apesar da redução no desmatamento, Agostinho observou que as áreas desmatadas nos últimos anos continuam sendo incendiadas.
Para enfrentar a crise, o governo mobilizou um número recorde de brigadistas, com mais de 2 mil pessoas atuando em todo o país, sendo 1.400 na Amazônia e 800 no Pantanal. Agostinho ressaltou que esta é uma das maiores crises já enfrentadas, afetando significativamente a recuperação de rios amazônicos, como o Madeira e o Tapajós, que já sofrem com a seca.
Com informações do jornal O Globo
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.