1275 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou que a Polícia Federal investigue as queimadas criminosas que estão assolando o estado de São Paulo e outras regiões do país. Lula destacou que o uso de fogo para manejo já está proibido em todos os estados, e que cerca de 3 mil brigadistas estão atuando em todo o Brasil para combater os incêndios. "A Polícia Federal vai investigar e o governo vai trabalhar com os estados no combate aos incêndios", afirmou Lula.
A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, reforçou a suspeita de que as queimadas possam ser resultado de uma ação criminosa organizada, semelhante ao “dia do fogo” de 2019, quando criminosos atearam fogo em diversas propriedades rurais. "É uma verdadeira guerra contra o fogo e a criminalidade", declarou Marina, enfatizando que a situação é atípica, com diversos municípios queimando simultaneamente em um curto período de tempo.
Lula visitou a sala de situação do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), onde garantiu que o governo federal está mobilizando recursos e ações para enfrentar os focos de incêndio, embora tenha reconhecido a dificuldade de controlar as chamas. "A gente apaga o fogo, vira as costas e ele acende outra vez", disse o presidente.
Em reunião no @ibamagov na tarde de hoje, ao lado da ministra @MarinaSilva, o presidente da entidade afirmou que não há, até agora, nenhum incêndio detectado por causas naturais. Significa que tem gente colocando fogo de maneira ilegal, uma vez que todos os estados do país ja… pic.twitter.com/0d0ecHV4NQ
— Lula (@LulaOficial) August 25, 2024