1403 visitas - Fonte: Plantão Brasil
Em meio às manobras conduzidas por "interlocutores" tentando fazer chantagem com o Supremo Tribunal Federal (STF), Jair Bolsonaro (PL) indicou que provavelmente não participará do ato convocado por Silas Malafaia e seus aliados extremistas para o dia 7 de Setembro, cujo objetivo é pedir o impeachment do ministro Alexandre de Moraes.
Segundo informações da jornalista Bela Megale, no jornal O Globo, os filhos de Bolsonaro e o próprio ex-presidente já teriam sinalizado aos aliados mais próximos que ele não pretende comparecer à manifestação. O motivo seria uma chantagem em curso, na qual "interlocutores" de Bolsonaro teriam proposto um acordo: Moraes arquivaria a investigação sobre as joias, e em troca, Bolsonaro agiria para desmobilizar os extremistas que planejam o ato no 7 de Setembro.
"O principal argumento é o tom belicoso que convidados e organizadores da manifestação já adotaram contra o STF e seus magistrados", relata a jornalista, apontando que a ordem para barrar a participação de Bolsonaro teria vindo desses "interlocutores" que mantêm ligação entre o ex-presidente e a Corte.
Caso a decisão se confirme, será o segundo recuo de Bolsonaro em um 7 de Setembro. Há três anos, em um ato na Paulista, Bolsonaro chamou Moraes de "canalha" e afirmou que não cumpriria mais as decisões judiciais do ministro. No entanto, na semana seguinte, procurou Michel Temer (MDB) para redigir uma carta se desculpando com o ministro do STF.
Enquanto isso, Bolsonaro continua articulando nos bastidores para tentar reverter sua inelegibilidade, colocando aliados de confiança para tentar chantagear o STF. A coluna de Bela Megale afirma que "aliados de Bolsonaro passaram a defender, junto a membros do STF, que convençam Moraes a fazer um gesto ao ex-presidente, como o arquivamento de uma das ações que miram Bolsonaro". Em troca, a cúpula neofascista atuaria para desmobilizar os extremistas, esvaziando o ato pelo impeachment de Moraes.
Essa chantagem, conduzida por "interlocutores" de Bolsonaro, sugere que inquéritos considerados menos graves, como o da falsificação do certificado de vacinas ou das joias da Arábia Saudita, poderiam ser arquivados, enquanto as investigações sobre a tentativa de golpe seguiriam avançando, com potencial de levar Bolsonaro à prisão.
Com informações da Fórum
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.