716 visitas - Fonte: Plantão Brasil
A maior aposta do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nas eleições municipais de 2024 está se tornando um desastre sem precedentes. De acordo com a nova rodada da pesquisa Quaest, divulgada nesta quarta-feira (28), se as eleições fossem hoje, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), seria reeleito ainda no primeiro turno, com uma expressiva vantagem.
Em pouco mais de um mês, Paes saltou de 49% para 60% das intenções de voto, enquanto Alexandre Ramagem (PL), o candidato bolsonarista escolhido pessoalmente por Bolsonaro, caiu de 13% para 9%. A diferença entre eles, que era de 36 pontos percentuais em 24 de julho, agora é de 51 pontos. Ramagem, que antes era visto como o principal adversário, agora se encontra em empate técnico com Tarcísio Motta (PSOL), que registra 5% das intenções de voto, considerando a margem de erro de três pontos percentuais.
Na pesquisa estimulada, outros candidatos foram mencionados, incluindo Cyro Garcia (PSTU, 3%), Rodrigo Amorim (União Brasil, 1%), Marcelo Queiroz (PP, 1%), Juliete Pantoja (Unidade Popular, 1%), Carol Sponza (Novo, 1%) e Henrique Simonard (PCO, 0%). Além disso, 13% dos eleitores indicaram que votariam em branco, nulo ou em nenhum candidato, enquanto 6% se declararam indecisos.
Essa pode ser a terceira vez que a eleição para prefeito do Rio de Janeiro é decidida em um único turno. Nas outras ocasiões, embora também se tratasse de reeleição, a vantagem do primeiro colocado nunca foi tão expressiva. Em 2004, César Maia venceu Marcelo Crivella no primeiro turno por 50,11% a 21,83%, e em 2012, Paes conquistou seu segundo mandato com 64,60% contra 28,15% de Marcelo Freixo.
O atual prefeito Eduardo Paes conta com o apoio do presidente Lula e da esquerda, tornando a disputa com Ramagem ainda mais simbólica. O Rio é o berço político de Bolsonaro, que iniciou sua carreira política como vereador na cidade em 1988 e foi eleito deputado federal por sete vezes consecutivas, de 1990 a 2014.
No estado, o PT de Lula tem presença em prefeituras importantes como Maricá, com Fabiano Horta, e Japeri, com Fernanda Ontiveros. Além disso, Lula possui aliados em Niterói, com Axel Grael (PDT), e Belford Roxo, com Waguinho. Para o presidente, manter a capital sob a influência do campo progressista é crucial, pois a cidade do Rio de Janeiro, com seus 6.211.223 habitantes, representa quase 40% da população do estado. O crescimento consistente de Paes na pesquisa, aliado ao desgaste do governador bolsonarista Cláudio Castro (PL) – o segundo mais rejeitado do país –, aponta para uma perspectiva positiva no segundo maior colégio eleitoral do Brasil.
Com informações de A Postagem
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.