742 visitas - Fonte: Plantão Brasil
A Operação Resgate IV, realizada entre julho e agosto deste ano, conseguiu libertar 593 trabalhadores em condições análogas à escravidão no Brasil, marcando um recorde histórico no país. Esse número representa um aumento de 11,65% em relação à operação do ano passado. A ação foi coordenada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT), Ministério Público Federal (MPF), Defensoria Pública da União (DPU), Polícia Federal (PF) e Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Ao longo da operação, foram realizadas 130 inspeções em 15 estados e no Distrito Federal. Entre os resgatados, destaca-se o caso de uma senhora de 94 anos que, por 64 anos, viveu em condições de escravidão no Mato Grosso do Sul, trabalhando para uma patroa de 90 anos, que sofre de Alzheimer. Após a intervenção, a idosa teve seu direito à moradia garantido, com todas as despesas custeadas pela família da empregadora, além de receber um salário mínimo mensal e contar com os cuidados de um profissional de saúde.
Minas Gerais foi o estado com o maior número de resgatados, totalizando 291 pessoas, seguido por São Paulo (83), Distrito Federal (23) e Mato Grosso do Sul (13). A agropecuária foi o setor mais afetado, com 72% dos trabalhadores resgatados atuando nessa área. O cultivo de cebola foi a atividade com maior número de vítimas (141), seguida pela horticultura (82), café (76) e alho (59).
A operação também revelou casos de trabalho escravo na indústria e no setor de serviços, com destaque para a fabricação de álcool, construção civil e clínicas de reabilitação, onde pacientes eram forçados a trabalhar como parte de sua internação. Além disso, 18 crianças e adolescentes foram resgatados de trabalho infantil, sendo que 16 deles também estavam em condições análogas à escravidão.
De acordo com o coordenador André Roston, do MTE, os trabalhadores resgatados já receberam aproximadamente R$ 1,91 milhão em verbas rescisórias, de um total estimado de R$ 3,46 milhões. Ele ressaltou que essa operação evidencia tanto a eficácia das políticas públicas de combate ao trabalho escravo quanto o enorme benefício econômico que os exploradores obtêm ao violar direitos humanos.
Com informações da Fórum
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.