504 visitas - Fonte: Plantão Brasil
A taxa de desemprego no Brasil atingiu 6,8% nos três meses até julho, conforme divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira. Esse é o menor índice para o período desde o início da série histórica do governo em 2012, destacando a força do mercado de trabalho em um momento em que o Banco Central (BC) se surpreende com o desempenho da economia.
Comparado ao trimestre imediatamente anterior (fevereiro a abril), a taxa caiu 0,7 ponto percentual e, em relação ao mesmo período de 2023, a queda foi de 1,1 ponto. A população desocupada, ou seja, o número de pessoas procurando emprego, reduziu-se para 7,4 milhões, o menor patamar desde janeiro de 2015.
No trimestre, o rendimento médio real dos trabalhadores ocupados permaneceu estável em R$ 3.206, registrando uma alta de 4,8% em relação ao ano anterior. A força do mercado de trabalho, que tem surpreendido as previsões, levou o Banco Central a considerar a possibilidade de que o aperto no emprego esteja influenciando os preços de serviços de forma mais prolongada.
Com isso, o BC, que se reunirá em meados de setembro, avalia uma possível alta na taxa Selic, atualmente fixada em 10,5% ao ano.
Com informações do Brasil 247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.