O humorista Marcelo Adnet tem feito uma série de postagens no X, antigo Twitter, com críticas e piadas direcionadas ao bilionário Elon Musk, dono da plataforma. Adnet, conhecido por seu posicionamento firme, tem usado a própria rede para expor sua opinião, mesmo diante da possibilidade iminente de que o X seja suspenso no Brasil por determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.
Entre suas postagens mais contundentes, Adnet compartilhou um vídeo de uma manifestação neonazista e questionou: "Isto é liberdade de expressão?". A provocação é uma clara crítica ao discurso de Musk, que tem defendido uma liberdade de expressão sem limites, mesmo quando envolve conteúdos de ódio ou incitação à violência.
A suspensão do X no Brasil pode ocorrer a qualquer momento a partir desta sexta-feira (30), após o prazo dado por Alexandre de Moraes para que a plataforma indicasse um representante legal no país. A rede social não cumpriu a determinação e, segundo informações, comunicou que não pretende fazê-lo.
Especialistas explicam que o bloqueio da rede social deve ser realizado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que notificará as operadoras de telefonia para bloquear os IPs da plataforma. Além disso, o Comitê Gestor da Internet no Brasil também será acionado para garantir o cumprimento total da ordem judicial.
A suspensão do X pode levar alguns dias até ser completamente efetivada, mas a determinação é clara: a rede só poderá voltar a operar no Brasil quando cumprir todas as ordens judiciais e quitar as multas diárias impostas.
Com informações da Fórum
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.
O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.