239 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), anunciou nesta quarta-feira (4/9) que a votação para aprovar Gabriel Galípolo, indicado pelo governo para a presidência do Banco Central (BC), ocorrerá no dia 8 de outubro, logo após as eleições municipais. Pacheco explicou que o calendário eleitoral de setembro dificulta a reunião de um quórum adequado para indicações importantes como essa.
Antes de ser votado no plenário, Galípolo terá que passar pela sabatina na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). O presidente da CAE, senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), já indicou que a sabatina também acontecerá após as eleições, provavelmente na manhã do mesmo dia da votação no plenário.
O governo esperava que a sabatina ocorresse na próxima semana, mas essa data foi descartada devido à coincidência com a reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), do qual Galípolo faz parte. Durante esse período, há um "silêncio" obrigatório sobre temas de política monetária, o que inviabilizou a sabatina na data desejada.
Galípolo já iniciou conversas com os senadores em busca de apoio, sendo visto como um nome amplamente aceito entre os parlamentares. O governo quer acelerar o processo para evitar o acúmulo de pautas após as eleições, que incluem a regulamentação da reforma tributária e a votação do orçamento.
Com informações do Correio Braziliense
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.