1034 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, afirmou neste sábado (7) que a suspensão da rede social X, ordenada por Alexandre de Moraes, não precisará ser analisada pelo plenário da Corte, pois a questão já foi resolvida pela Primeira Turma. Segundo Barroso, a competência da Primeira Turma é regimental e, portanto, a decisão tomada por esse colegiado é definitiva.
A Primeira Turma, por unanimidade, decidiu manter o bloqueio da rede social X em todo o Brasil, com votos favoráveis de ministros como Flávio Dino, Cristiano Zanin, Cármen Lúcia e Luiz Fux. No entanto, Fux sugeriu cautela na aplicação de multas para quem tentasse burlar o bloqueio. A decisão de levar o caso à Primeira Turma foi tomada por Moraes, respeitando a regra de que apenas processos criminais envolvendo presidentes dos Poderes são analisados pelo plenário.
Apesar dessa decisão, o ministro Nunes Marques afirmou, na semana passada, que o caso envolvendo a suspensão do X, movido pelo Partido Novo, é "sensível" e deve ser revisado pelo plenário do STF. Nunes Marques acredita que a repercussão pública e social justifica uma análise mais ampla da Corte.
O bloqueio do X foi determinado por Moraes após a plataforma, que antes era conhecida como Twitter, falhar em cumprir ordens judiciais para bloquear contas que disseminavam notícias falsas e incitavam discurso de ódio, especialmente no contexto dos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023.
Com informações da CNN Brasil
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.