505 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), enviou um ofício nesta segunda-feira (9) ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), comunicando oficialmente que o senador Sergio Moro (União-PR) foi tornado réu por calúnia contra o ministro Gilmar Mendes. A decisão foi tomada pela Primeira Turma do STF em junho deste ano, após Moro sugerir que Mendes estaria vendendo sentenças.
Esse procedimento formal é comum quando parlamentares são envolvidos em processos judiciais, permitindo que o Senado tome as devidas providências. Com essa comunicação, Pacheco poderá decidir sobre eventuais medidas, como pedidos de afastamento de Moro ou a suspensão de suas prerrogativas parlamentares.
No ofício, Moraes inclui o teor completo do acórdão da decisão que envolveu todos os membros da Primeira Turma do STF, que acompanharam o voto da relatora, ministra Carmen Lúcia. Além de Alexandre de Moraes, os ministros Flávio Dino, Cristiano Zanin e Luiz Fux também votaram a favor de tornar Moro réu.
O caso teve origem em um vídeo divulgado nas redes sociais, em que Moro, em tom descontraído, acusa Gilmar Mendes de vender habeas corpus. A Procuradoria-Geral da República denunciou Moro, afirmando que a acusação visava manchar a imagem e a honra de Mendes.
Com informações da Fórum
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.