458 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O procurador-geral da República, Paulo Gonet, defendeu nesta quarta-feira (11) que o Supremo Tribunal Federal (STF) rejeite as ações que tentam derrubar a suspensão da plataforma X no Brasil. Essas ações foram movidas pelo partido Novo e pela OAB, mas, segundo Gonet, elas não são adequadas para questionar uma decisão do STF.
A suspensão do X foi ordenada pelo ministro Alexandre de Moraes no dia 30 de agosto, após a plataforma se recusar a bloquear perfis investigados, não pagar multas e não nomear um representante legal no Brasil. A decisão foi apoiada por todos os ministros da Primeira Turma do STF.
O partido Novo argumentou que a suspensão é desproporcional e viola a liberdade de expressão, além de afetar o debate público e as eleições de 2024. A OAB, por sua vez, pediu que o STF derrube a multa de R$ 50 mil para aqueles que usam VPN para acessar o X.
A PGR, no entanto, já tinha apoiado a suspensão antes da decisão de Moraes, considerando a medida proporcional. Gonet afirmou que as ações do Novo e da OAB não têm fundamento, pois não cabe usar uma Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) para questionar uma decisão judicial do STF.
Com informações do G1
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.