225 visitas - Fonte: Plantão Brasil
A Polícia Federal (PF) abriu um inquérito para investigar o incêndio que desde domingo (15) atinge o Parque Nacional de Brasília, próximo à Granja do Torto, residência oficial da Presidência da República. O parque, conhecido como Água Mineral, é uma área de conservação gerida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão do Ministério do Meio Ambiente.
Segundo o ICMBio, o fogo começou próximo à Granja do Torto e, desde então, brigadistas têm trabalhado junto ao Corpo de Bombeiros do Distrito Federal para conter as chamas. Diante da gravidade da situação, o ministro do Supremo Tribunal Federal, Flávio Dino, autorizou a liberação de um orçamento de emergência climática para combater os incêndios florestais que se alastram pelo país.
Além disso, Dino ordenou o uso do Fundo para Aparelhamento e Operacionalização das Atividades-Fim da Polícia Federal (Funapol) para priorizar as investigações sobre queimadas e incêndios. Essa medida visa garantir os recursos necessários para a atuação da PF em situações de emergência ambiental.
A capital do país amanheceu coberta por uma densa camada de fumaça nesta segunda-feira devido ao incêndio. As autoridades seguem mobilizadas para controlar as chamas e apurar as possíveis causas do desastre ambiental.
Com informações da Fórum
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.