468 visitas - Fonte: Plantão Brasil
Na semana passada, o Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, esteve em Riade, na Arábia Saudita, em uma importante reunião com o Conselho de Cooperação do Golfo (CCG), um grupo estratégico composto por monarquias do Oriente Médio que têm grande relevância para o Brasil. O CCG inclui países como Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Catar, Kuwait, Omã e Bahrein.
Esses países formam o 5º maior mercado para as exportações brasileiras, com um comércio total de US$ 16 bilhões em 2023. Só no último ano, o Brasil exportou mais de US$ 9 bilhões para a região, fornecendo alimentos, equipamentos de defesa e tecnologia. Em contrapartida, o Brasil importa insumos essenciais para a agricultura e a indústria, especialmente no setor petroquímico.
Durante o encontro, Mauro Vieira assinou um memorando de entendimento com o CCG, abrindo novas oportunidades de cooperação, principalmente na indústria de defesa. O ministro ressaltou que o Brasil possui uma posição política vantajosa, com boas relações tanto com os sauditas quanto com os emiratis, o que pode ser explorado para ampliar parcerias.
Vieira destacou o entusiasmo do CCG por colaborações em áreas como segurança alimentar, logística, aviação comercial e defesa, apontando que o ministro de Investimentos da Arábia Saudita, Khalid Al-Fahli, demonstrou grande interesse na aproximação com o Brasil. Segundo Vieira, Al-Fahli descreveu o ritmo de cooperação entre os dois países como "fenomenal", e o chanceler brasileiro concordou com a visão otimista.
A parceria entre o Brasil e os países do Golfo promete avanços significativos em áreas estratégicas para ambos os lados, fortalecendo ainda mais a relação comercial e política entre as nações.
Com informações da Fórum
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.