338 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em parceria com o primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez, vai liderar uma cúpula global contra a extrema direita em Nova York, na próxima terça-feira (24), durante a 79ª Assembleia Geral da ONU. O evento, intitulado "Em defesa da democracia, combatendo o extremismo", reunirá líderes de 20 países para discutir formas de proteger as instituições democráticas contra ameaças extremistas e o impacto da desinformação nas sociedades.
Com a presença de figuras como o secretário-geral da ONU, António Guterres, e o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, o encontro reflete a crescente preocupação mundial com o avanço da extrema direita. O convite enviado por Lula e Sánchez destaca episódios recentes, como a invasão do Capitólio nos EUA e os atos golpistas de 8 de janeiro no Brasil.
Os debates devem incluir o uso de fake news como arma política, a manipulação da informação e a interferência externa em eleições, questões agravadas pelas novas tecnologias de inteligência artificial. Entre os líderes confirmados estão Emmanuel Macron (França), Gabriel Boric (Chile), Gustavo Petro (Colômbia) e Olaf Scholz (Alemanha). Joe Biden, presidente dos EUA, também foi convidado diretamente por Lula.
O documento enviado aos participantes alerta para a erosão de direitos básicos, como os das mulheres e da comunidade LGBT, e o aumento da intolerância e desigualdades. Ao final da cúpula, Brasil e Espanha devem divulgar um resumo reafirmando o compromisso com a defesa das instituições democráticas e o combate ao extremismo.
Com informações da Fórum
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.