689 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
Movimentos sociais e instituições de ensino estão organizando um protesto contra a homenagem concedida ao pastor Silas Malafaia pela Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). A homenagem, anunciada no Diário Oficial na última terça-feira (17), concede a Malafaia a Comenda Dois de Julho, a mais alta honraria da Casa. A homenagem gerou forte reação devido às declarações do líder religioso, sendo amplamente criticado por seu discurso de ódio contra a comunidade LGBTQIA+.
O protesto está sendo coordenado pelo Movimento Negro Unificado (MNU) e pela Casa Marielle Franco Brasil, que planejam um ato de repúdio em frente à Assembleia, reunindo cerca de 200 pessoas. A Associação dos Docentes da UNEB (Aduneb) também se posicionou contra a comenda, chamando Malafaia de "agente do retrocesso". Além das manifestações públicas, o grupo está enviando mensagens aos deputados que votaram a favor da homenagem e planeja apresentar uma representação ao Ministério Público.
A comenda foi proposta pelo deputado estadual Samuel Júnior (Republicanos), que justificou a homenagem com base na atuação de Malafaia no combate ao aborto e na defesa da heteronormatividade. A homenagem, no entanto, enfrenta resistência de diversos setores da sociedade que repudiam o apoio a figuras com discursos discriminatórios.
Com informações do Metro1
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.