183 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O fundador do Wikileaks, Julian Assange, afirmou nesta terça-feira (1º) que só foi libertado após anos de prisão porque se declarou culpado de praticar "jornalismo". Assange destacou que a liberdade de expressão está em uma "encruzilhada sombria". "Não estou livre hoje porque o sistema funcionou. Estou livre hoje depois de anos de prisão porque me declarei culpado de jornalismo", declarou ele ao Conselho da Europa em Estrasburgo, falando pela primeira vez desde sua libertação em junho da prisão de Belmarsh, em Londres.
A Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa (PACE) emitiu um relatório expressando preocupação com o tratamento dado a Assange, destacando o "efeito assustador sobre os direitos humanos" que sua situação gerou. Nos últimos 14 anos, ele ficou escondido na embaixada equatoriana em Londres ou preso em Belmarsh, até ser libertado em junho, após cumprir pena por publicar documentos confidenciais dos EUA, que incluíam relatos sobre líderes estrangeiros e execuções extrajudiciais.
Assange, agora na Austrália, afirmou que escolheu a liberdade em vez de lutar por uma justiça irrealizável, após perder 14 anos de sua vida em prisão domiciliar, cerco e detenção. Ele lamentou que, durante esse período, houve "mais impunidade, mais segredo e mais retaliação por dizer a verdade". Assange defendeu que "jornalismo não é crime, é um pilar de uma sociedade livre e informada". Concluiu pedindo que a liberdade de expressão e a busca pela verdade sejam sempre protegidas.
Assista à declaração de Assange:
Publicado por @afshinrattansiVer no Threads