442 visitas - Fonte: Plantão Brasil
Após o desbloqueio do X, antiga Twitter, interlocutores do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmam que Elon Musk, dono da plataforma, finalmente entendeu que o Brasil “não é uma republiqueta de bananas”. A rede social, que ficou suspensa por quase 40 dias por descumprir ordens judiciais, voltou a operar após cumprir todas as exigências legais impostas pela Justiça brasileira.
O bloqueio foi uma resposta à falha do X em remover perfis que disseminavam mensagens criminosas e extremistas. Durante esse período, o STF deixou claro que a rede social não estava banida do Brasil de forma definitiva, mas que a suspensão vigoraria até que todas as determinações judiciais fossem cumpridas. Entre as exigências estavam a exclusão de contas que propagavam conteúdos ilícitos e a nomeação de um representante legal da empresa no país.
Musk, após semanas de tensão, aceitou seguir os trâmites necessários para reativar o serviço. O total das multas aplicadas ao X chegou a R$ 28,6 milhões, resultado do descumprimento de ordens de bloqueio de perfis e do atraso no cumprimento das obrigações legais. Com o pagamento dessas penalidades, a rede social foi liberada para voltar a funcionar.
Segundo Valdo Cruz, do G1, fontes próximas a Moraes explicaram que, uma vez que as condições legais foram atendidas, não havia mais motivo para manter o bloqueio da plataforma. "Simples assim: aplica-se a lei", afirmaram os interlocutores.
Ainda assim, a vigilância sobre o X continuará sendo prioridade. A Polícia Federal seguirá monitorando a rede, não por perseguição, mas devido ao histórico de desobediência de Elon Musk às leis brasileiras.
Com informações do Brasil 247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.