1638 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
A agência de classificação de risco Moody’s rebaixou nesta sexta-feira (16) a nota de crédito dos Estados Unidos, retirando o selo máximo de confiança da dívida pública do país. A classificação caiu de "Aaa" para "Aa1", um reflexo direto do aumento descontrolado da dívida e dos juros sob o governo do presidente Donald Trump.
A decisão da Moody’s encerra um ciclo de alertas ignorados por sucessivos governos norte-americanos, que falharam em apresentar propostas eficazes para conter os déficits fiscais e o crescimento insustentável dos gastos públicos.
“O governo dos Estados Unidos e o Congresso não conseguiram chegar a um consenso para reverter a trajetória de déficits anuais elevados e o avanço dos custos com juros”, explicou a Moody’s em comunicado.
A agência, que vinha mantendo o grau máximo apesar dos alertas anteriores, já havia colocado a nota dos EUA sob perspectiva negativa no fim de 2023. Com o rebaixamento agora oficializado, a nova perspectiva é estável, indicando que não há expectativa de mudanças adicionais no curto prazo.
O corte representa um duro golpe à imagem da economia norte-americana, que sofre não apenas com os efeitos da política fiscal agressiva de Trump, mas também com tensões no Congresso. Estimativas apontam que a proposta fiscal republicana pode causar perda de receita de até US$ 4,9 trilhões em dez anos, aprofundando a crise orçamentária.
Com informações da Reuters
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.