STF manda apurar ação criminosa de Eduardo e ouve depoimento de Lindbergh

Portal Plantão Brasil
2/6/2025 09:33

STF manda apurar ação criminosa de Eduardo e ouve depoimento de Lindbergh

0 0 0 0

2900 visitas - Fonte: Plantão Brasil

O deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ) prestará depoimento à Polícia Federal nesta segunda-feira, às 15h, no inquérito que investiga Eduardo Bolsonaro (PL-SP) por suas ações nos Estados Unidos. O deputado bolsonarista, atualmente em um autoexílio político nos EUA, é acusado de articular ataques ao Judiciário brasileiro a partir do exterior. O Supremo Tribunal Federal autorizou a investigação após pedido da Procuradoria-Geral da República, motivado por uma representação apresentada por Lindbergh.



Na denúncia, o parlamentar petista aponta Eduardo por possíveis crimes de atentado à soberania nacional, tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito e coação no curso de processo. O objetivo seria influenciar ilegalmente as investigações sobre o plano de golpe de Estado articulado por Jair Bolsonaro após sua derrota eleitoral em 2022.



A defesa da democracia brasileira reunirá provas sólidas. Segundo a assessoria de Lindbergh, ele entregará à PF vídeos, textos e postagens em redes sociais que ligam Eduardo diretamente à sabotagem institucional promovida por bolsonaristas no exterior. Eduardo estaria tentando mobilizar organismos internacionais e simpatizantes da extrema-direita global para atacar o STF e proteger o pai, investigado como mentor da conspiração golpista.



O ministro Alexandre de Moraes, relator do caso no STF, também determinou que Jair Bolsonaro seja ouvido pela Polícia Federal em até dez dias. Moraes autorizou ainda o monitoramento e a preservação de postagens feitas por Eduardo nas redes, o que pode trazer novas evidências contra o deputado.



Mesmo diante da gravidade dos fatos, Eduardo Bolsonaro tenta se vitimizar nas redes sociais, acusando a PGR de perseguição política e evocando um inexistente “estado de exceção” — narrativa repetida à exaustão por aqueles que agiram contra a democracia e agora buscam se esquivar da Justiça.



Além das ações no Judiciário, o PT também apresentou um pedido de cassação do mandato de Eduardo ao Conselho de Ética da Câmara dos Deputados. A iniciativa visa responsabilizar um dos principais articuladores do golpismo bolsonarista, cuja permanência no cargo afronta a Constituição e o respeito às instituições democráticas.

Com informações do Brasil 247



Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians