2301 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, condenou duramente a iniciativa de senadores bolsonaristas que viajarão aos Estados Unidos para visitar mulheres condenadas pelos atos golpistas de 8 de janeiro. A comitiva, financiada com recursos públicos, foi aprovada pela Comissão de Direitos Humanos do Senado a partir de um requerimento do senador Eduardo Girão (Novo-CE).
Segundo Gleisi, trata-se de mais uma tentativa da extrema-direita de transformar criminosas em vítimas. Ela lembrou que as mulheres visitadas já foram condenadas pelo Supremo Tribunal Federal por participação nos ataques antidemocráticos e que estão presas nos EUA após entrarem ilegalmente no país. “Deviam voltar sim, para cumprir suas penas aqui”, afirmou a ministra.
Gleisi também alertou para o uso da viagem como ferramenta de ataque ao Judiciário brasileiro. “Esses senadores, bolsonaristas convictos, conspiram para uma intervenção estrangeira no nosso sistema de Justiça. E agora gastam dinheiro público para sustentar mentiras no exterior”, denunciou.
O grupo bolsonarista pretende visitar quatro mulheres, das quais três já foram condenadas e uma responde a processo por cinco crimes relacionados ao atentado golpista de 2023. A ministra apontou que a iniciativa não apenas desrespeita as instituições brasileiras, como escancara a tentativa de internacionalizar a narrativa golpista.
A postura do grupo é vista como parte de uma estratégia mais ampla de deslegitimação das decisões do Supremo Tribunal Federal, especialmente num momento em que o ex-presidente Jair Bolsonaro enfrenta processos por liderar uma tentativa de ruptura institucional. A visita aos EUA é tratada como mais um capítulo dessa ofensiva bolsonarista contra a democracia.
A extrema-direita não desiste de vitimizar quem atentou contra a democracia no 8 de janeiro. Agora, uma comissão de senadores bolsonaristas vai aos EUA visitar três fugitivas, condenadas pelo STF, que foram presas lá por imigração ilegal, como se elas não tivessem cometidos atos…
— Gleisi Hoffmann (@gleisi) June 2, 2025