1128 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O Congresso Nacional recebe nesta semana o 11º Fórum Parlamentar do BRICS, com a presença de cerca de 150 parlamentares de 15 países. Além dos membros permanentes do bloco, como China, Rússia, Índia, África do Sul e Irã, também participam nações parceiras como Cuba, Bolívia, Nigéria e Belarus. O Brasil preside o BRICS em 2025 e lidera os debates que ocorrem entre terça (3) e quinta-feira (5).
Na abertura, uma reunião de mulheres parlamentares do BRICS discutirá o papel feminino na era digital e no enfrentamento da crise climática. Em seguida, presidentes das comissões de Relações Exteriores debaterão estratégias para ampliar o comércio entre os países do bloco, fortalecer investimentos e impulsionar a transferência de tecnologias sustentáveis.
A solenidade oficial de abertura ocorre na quarta-feira (4), com presença das delegações internacionais e foto oficial. Entre os temas centrais do encontro estão: regulação da inteligência artificial, saúde global, crise climática, desenvolvimento econômico e a ampliação da participação feminina nas políticas públicas.
O BRICS, que já representa 40% da população mundial e 37% da economia global, vem ampliando sua influência política e econômica. Em 2025, além da entrada da Indonésia como membro permanente, o grupo criou a categoria de membros parceiros, com nove novos países, entre eles Cazaquistão, Malásia, Tailândia e Uzbequistão.
Criado por iniciativa do Brasil em 2011, o Fórum Parlamentar do BRICS busca alinhar propostas legislativas entre os países do bloco. Uma das principais pautas é a reforma da governança global, com mais representatividade de países da Ásia, África e América Latina em organismos internacionais como o Conselho de Segurança da ONU, OMC, FMI e Banco Mundial.
Com informações da Agência Brasil
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.