3064 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O Supremo Tribunal Federal (STF) inicia na próxima segunda-feira (9) os interrogatórios dos réus acusados de integrar a tentativa de golpe de Estado que buscava manter Jair Bolsonaro ilegalmente no poder. O caso é conduzido pelo ministro Alexandre de Moraes e marca uma das etapas mais importantes da responsabilização pelos ataques à democracia.
Ao todo, sete acusados prestarão depoimento de forma presencial, na sala da 1ª Turma do STF, em Brasília. Apenas o general Walter Braga Netto, preso preventivamente no Rio de Janeiro, será ouvido por videoconferência. O primeiro a falar será Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro e um dos delatores da trama.
Na sequência, serão ouvidos, por ordem alfabética, outros nomes do núcleo considerado central na organização golpista: o ex-diretor da Abin, Alexandre Ramagem; o ex-comandante da Marinha, Almir Garnier; o ex-ministro da Justiça, Anderson Torres; o general Augusto Heleno; o ex-ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira; e o próprio Jair Bolsonaro.
A investigação já reuniu robustas evidências da atuação coordenada de militares, ex-ministros e aliados próximos de Bolsonaro em uma tentativa criminosa de romper com a ordem democrática. As oitivas devem esclarecer ainda mais detalhes sobre o envolvimento de cada acusado no planejamento do golpe.
Com a condução firme do STF e o trabalho da Polícia Federal, o país avança na responsabilização dos envolvidos no maior ataque à democracia brasileira desde o fim da ditadura. As oitivas representarão um passo fundamental rumo à justiça e ao fortalecimento das instituições.
Com informações Brasil247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.