1446 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O dólar encerrou esta segunda-feira (2) em queda no Brasil, cotado a R$ 5,6740 na venda, recuo de 0,81% no dia. Com o resultado, a moeda norte-americana acumula perda de 8,17% em 2025 frente ao real, refletindo principalmente a cautela dos mercados internacionais diante de novas ameaças tarifárias feitas por Donald Trump.
A queda foi puxada pelo movimento global de desvalorização do dólar, após o presidente dos Estados Unidos voltar a ameaçar medidas protecionistas, reacendendo temores sobre uma escalada nas tensões comerciais. A instabilidade nos discursos de Trump gerou reações negativas nos mercados emergentes, com o Brasil acompanhando a tendência internacional.
Na B3, o contrato de dólar futuro com vencimento em julho — o mais negociado atualmente — recuava 1,02% no fim da tarde, sendo negociado a R$ 5,7095 por volta das 17h06.
Especialistas apontam que, apesar da volatilidade provocada por declarações políticas vindas dos EUA, a moeda brasileira tem se beneficiado de fundamentos sólidos, como o avanço do PIB, controle da inflação e reforço das reservas cambiais, impulsionados pelas políticas econômicas do governo Lula.
Mesmo com a pressão externa, o cenário cambial brasileiro segue favorável em 2025, com o real mostrando desempenho superior frente ao dólar quando comparado a outras moedas emergentes.
Com informações da Reuters
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.