3889 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O deputado italiano Angelo Bonelli, da coalizão Aliança Verde e Esquerda (AVS), protocolou um pedido formal para que a deputada bolsonarista Carla Zambelli (PL-SP) seja extraditada da Itália. No documento enviado a três ministros do governo — Antonio Tajani (Relações Exteriores), Carlo Nordio (Justiça) e Matteo Piantedosi (Interior) —, Bonelli propõe ainda mudanças na legislação italiana para impedir que criminosos se escondam sob o pretexto de cidadania.
Bonelli defende que cidadãos condenados por tentativa de golpe, crimes contra a humanidade ou incitação à subversão violenta da ordem democrática tenham a cidadania italiana revogada. O parlamentar reagiu com indignação à fuga de Zambelli, que escapou do Brasil após ser condenada a 10 anos de prisão pelo Supremo Tribunal Federal e declarou que permanecerá na Itália.
A deputada, que também responde por porte ilegal de arma e constrangimento ilegal — crimes que podem somar mais 5 anos e 3 meses de prisão —, ainda teve a ousadia de desafiar o ministro Alexandre de Moraes, insinuando que ele deveria acionar a Interpol para capturá-la. A postura revela o desprezo da bolsonarista pelas instituições e a tentativa clara de burlar a Justiça brasileira.
Em vídeo publicado nas redes, Bonelli classificou como “vergonhosa” a declaração da foragida e afirmou que a Itália não pode se transformar em refúgio para condenados que atentam contra a democracia. O parlamentar alertou para o risco de o país europeu virar um "paraíso para criminosos", caso o governo não tome providências urgentes.
Além da ação contra Zambelli, Bonelli também já havia levantado, em março, suspeitas sobre a possível concessão de cidadania italiana ao ex-presidente Jair Bolsonaro. Ele criticou duramente a hipótese, classificando como inaceitável o acolhimento de alguém acusado de tentar destruir a ordem democrática no Brasil.
A ofensiva internacional liderada por parlamentares progressistas expõe a gravidade dos crimes cometidos pelo bolsonarismo e a necessidade de cooperação entre democracias para impedir que criminosos escapem da responsabilização.
Assista ao vídeo:
????Ex-deputada brasiliana Zambelli, condannata a 10 anni di prigione fugge dal Brasile e arriverà in Italia perché ha ottenuto la cittadinanza.
— Angelo Bonelli (@AngeloBonelli1) June 4, 2025
????Ex-deputada brasileira Zambelli, condenada a 10 anos de prisão, foge do Brasil e chegará à Itália porque obteve cidadania. pic.twitter.com/SmeKt4VZEh