436 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O gerente Jair José Aguiar, demitido de uma cafeteria em Joinville (SC) após uma polêmica envolvendo o padre Fábio de Melo, decidiu processar o religioso na Justiça. Amparado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Turismo, Hospitalidade, Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (Sitratuh), Jair contesta a versão do padre e denuncia o impacto devastador que o episódio teve em sua vida pessoal e profissional.
A confusão teve início no começo de maio, quando o padre relatou nas redes sociais que se irritou com preços diferentes em dois potes de doce de leite e que, ao apontar a divergência a uma funcionária, teria sido maltratado pelo então gerente. A repercussão da queixa resultou na demissão sumária de Jair, que nega qualquer grosseria ou interação direta com o religioso.
Segundo o Sitratuh, o gerente já conta com acompanhamento jurídico desde o dia seguinte à demissão. A ação cível contra Fábio de Melo já está em trâmite, e também será protocolada uma ação trabalhista contra a cafeteria. O sindicato destaca que episódios como esse evidenciam os perigos de julgamentos públicos nas redes sociais, que podem arruinar reputações sem o devido contraditório.
Jair, em pronunciamentos nas redes, afirma ter sido alvo de uma onda de ataques virtuais e lamenta profundamente os efeitos da situação em sua saúde mental e na estabilidade de sua família. Ele afirma nunca ter falado com o padre, e que sua demissão foi injusta e motivada por uma narrativa desequilibrada. “Só quero recuperar minha dignidade e poder andar na rua sem ser chamado de vergonha nacional”, desabafou.
O padre, procurado novamente, não se pronunciou, mas já havia afirmado que não esperava a demissão do gerente. Reiterou, no entanto, sua versão do episódio, criticando a forma como o atendimento foi conduzido e dizendo que "um sorriso no rosto" poderia ter evitado o problema. Disse ainda que o gerente agiu contra o Código de Defesa do Consumidor.
O caso reacende o debate sobre responsabilidade de figuras públicas ao usarem suas redes para expor trabalhadores comuns, muitas vezes sem ter dimensão do estrago pessoal e profissional que isso pode causar. Jair busca na Justiça o que lhe foi negado publicamente: respeito, reparação e justiça.
Com informações da Folha de SP
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.