4806 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
Réu por liderar uma tentativa de golpe de Estado, Jair Bolsonaro afirmou nesta sexta-feira (6) que pretende usar seu depoimento à Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal como “oportunidade” para contar sua versão dos fatos. A sessão será transmitida ao vivo na próxima semana.
Durante evento do PL em Brasília, o ex-mandatário bolsonarista disse que não irá “lacrar” nem confrontar os ministros, alegando que estará com “a verdade ao lado”. Tentando se vitimizar, chamou o julgamento de "inquisição" e afirmou que o depoimento será uma chance “dada por Deus”.
Bolsonaro responde a processo no STF acusado de liderar organização criminosa voltada à abolição violenta do Estado Democrático de Direito. Ele é apontado como mentor das ações golpistas que resultaram na invasão e depredação das sedes dos Três Poderes em 8 de janeiro de 2023.
Mesmo estando nos Estados Unidos na época dos ataques, Bolsonaro incentivou atos antidemocráticos, fomentou desinformação sobre as urnas e articulou com militares e aliados a reversão do resultado eleitoral. Por conta disso, foi declarado inelegível até 2030 pelo Tribunal Superior Eleitoral.
Caso seja condenado, o ex-presidente pode enfrentar penas superiores a 40 anos de prisão pelos crimes de tentativa de golpe, organização criminosa, dano ao patrimônio público e incitação ao rompimento da ordem constitucional.
A base bolsonarista tenta transformar o depoimento em um palanque político, mas especialistas apontam que o conteúdo da fala poderá reforçar ainda mais as evidências já reunidas pela Polícia Federal e pelo Ministério Público contra o ex-presidente.
Com informações da Folha de S. Paulo
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.