A presidenta nacional do PT e ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, manifestou solidariedade aos ativistas da Flotilha da Liberdade, interceptados por Israel enquanto levavam ajuda humanitária à Faixa de Gaza. Entre os detidos está o brasileiro Thiago Ávila e a sueca Greta Thunberg. Gleisi repudiou a ação militar, que violou o direito internacional ao atacar uma embarcação em águas internacionais com civis pacíficos a bordo.
Acompanhamos com preocupação os relatos sobre a interceptação da Flotilha da Liberdade por forças israelenses. A embarcação levava ajuda humanitária à Gaza. Manifestamos solidariedade aos ativistas a bordo, entre eles, o brasileiro Thiago Ávila e a sueca Greta Thunberg. Não se…
O navio Madleen, que partiu da Itália, foi abordado por militares israelenses no domingo (8) e levado à força para o porto de Ashdod. Os doze ativistas de diversas nacionalidades foram encarcerados em celas separadas, sob ordens do extremista Itamar Ben Gvir, que impôs punições arbitrárias, como a proibição de qualquer objeto com símbolos palestinos.
A repressão brutal gerou forte condenação internacional. A ONU, por meio da relatora Francesca Albanese, declarou apoio à missão e incentivou novas ações para romper o bloqueio a Gaza. Países como Brasil, Espanha, Irã e Turquia exigiram esclarecimentos e a libertação imediata dos ativistas. O Itamaraty já se pronunciou oficialmente em defesa do brasileiro preso.
A Anistia Internacional reforçou que Israel, como potência ocupante, tem a obrigação legal de permitir a entrada de suprimentos básicos em Gaza. A Coalizão Internacional para Romper o Cerco a Gaza classificou a ação israelense como crime de guerra e convocou novos esforços internacionais para denunciar a barbárie.
Israel ainda obriga os ativistas a assistirem a vídeos de propaganda oficial sobre o Hamas, tentando justificar o bloqueio e a violência indiscriminada contra civis. A ONG israelense Adalah exige transparência sobre o paradeiro e as condições dos detidos, pois até o momento não houve divulgação oficial clara por parte das autoridades sionistas.
A prisão de figuras conhecidas como Greta Thunberg escancarou o autoritarismo israelense e reacendeu o debate sobre os crimes de guerra cometidos por Netanyahu. A mobilização global em defesa de Gaza e contra o apartheid israelense deve se fortalecer diante dessa nova atrocidade.
Com informações do Brasil 247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.
O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.