2323 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O economista e prêmio Nobel Joseph Stiglitz já havia alertado, em 2023, que a taxa de juros do Brasil era uma sentença de morte para qualquer economia. Naquele momento, o país estava refém de um Banco Central bolsonarista, sob comando de Roberto Campos Neto, indicado por Jair Bolsonaro. O próprio PT denunciava que Campos Neto usava o BC como bunker da extrema-direita e sabotava abertamente o crescimento do país.
No entanto, mesmo após conquistar maioria no Copom, o governo Lula enfrenta uma contradição cruel. A política monetária criminosa, que antes servia aos interesses do bolsonarismo e do mercado financeiro, segue praticamente intacta. A taxa Selic acaba de ser elevada novamente, atingindo absurdos 15%, com juros reais na casa dos 10% acima da inflação.
O Copom justifica esse arrocho econômico se apoiando em projeções distorcidas do Boletim Focus, afirmando que as expectativas de inflação para 2025 e 2026 estão acima da meta — 5,2% e 4,5%, respectivamente. A própria meta de inflação, fixada em 3%, é uma aberração que ignora totalmente a realidade histórica do Brasil, cuja inflação média foi de 6,3% desde 1999.
Não há qualquer justificativa técnica ou econômica para manter juros tão altos. A inflação está dentro dos padrões históricos e não representa ameaça capaz de justificar essa política de massacre econômico. Na prática, mais de um trilhão de reais dos cofres públicos vai ser sugado diretamente para os bolsos do rentismo e do mercado financeiro.
O discurso agora é de que não se pode "dar cavalo de pau em transatlântico", mas a verdade é que essa desculpa só favorece os mesmos setores que sempre lucraram com a miséria do povo brasileiro. Sem uma guinada urgente, a economia do país seguirá sangrando, com impacto direto sobre empregos, crescimento e a vida de milhões.
A pouco mais de um ano da eleição de 2026, Lula e seu governo precisarão tomar decisões corajosas para romper com essa verdadeira pena de morte econômica, imposta há décadas pelos interesses do mercado e que, vergonhosamente, persiste mesmo com o Banco Central sob nova direção.
Com informações do DCM
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.