5821 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou pela condenação do criminoso bolsonarista Diego Dias Ventura a 15 anos de prisão pelos atos terroristas e golpistas de 8 de janeiro de 2023. Ventura é apontado como uma das principais lideranças do acampamento golpista montado em frente ao Quartel-General do Exército, em Brasília, e teve participação direta na organização e execução dos ataques contra as sedes dos Três Poderes.
Militante da extrema direita, conhecido nas redes como “Diego da Direita Limpa Campos”, ele estava foragido desde os atos terroristas e foi capturado pela Polícia Federal em julho de 2023, durante a 3ª Assembleia Nacional da Direita Brasileira, realizada em Campos dos Goytacazes (RJ), por ordem do próprio Moraes no âmbito da Operação Lesa Pátria.
Segundo o voto do ministro, Ventura foi condenado a 12 anos e seis meses de prisão pelos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito e tentativa de golpe de Estado. Outros 18 meses foram aplicados por crimes como dano qualificado, deterioração de patrimônio público tombado e associação criminosa. Além disso, ele deverá pagar 100 dias-multa e indenização de R$ 30 milhões por danos morais coletivos. A pena é em regime fechado.
O golpista confesso admitiu que permaneceu por 50 dias no acampamento na porta do QG do Exército, onde atuou na logística e na arrecadação de dinheiro para financiar o movimento criminoso. Também reconheceu que participou diretamente da invasão ao STF e ao Palácio do Planalto, inclusive gravando vídeos dos atos terroristas.
Na decisão, Alexandre de Moraes foi claro ao afirmar que as provas reunidas pela Polícia Federal e pela Procuradoria-Geral da República demonstram, sem qualquer dúvida, que Diego Ventura aderiu de forma consciente e ativa à organização criminosa responsável pelo ataque. O ministro destacou que os líderes desse movimento antidemocrático devem receber punições mais rigorosas, como prevê a legislação.
O julgamento segue em andamento no plenário virtual da Primeira Turma do STF. Até o momento, apenas Moraes havia apresentado voto, que já deixa evidente a responsabilização dura e exemplar contra quem tentou destruir a democracia brasileira.
Com informações do DCM
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.