1779 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
Os Estados Unidos mobilizaram ao menos dois bombardeiros furtivos B-2 Spirit, que decolaram neste sábado (21) da base aérea de Whiteman, no Missouri, rumo ao oeste. A ação ocorre em meio às ameaças do ex-presidente Donald Trump de se unir a Israel em um possível ataque militar contra o Irã.
Trump declarou na última quinta-feira (19) que decidirá “em até duas semanas” se os EUA participarão oficialmente da ofensiva contra Teerã.
Os bombardeiros foram detectados por monitores de tráfego aéreo durante a fase inicial do voo, antes de desligarem seus sistemas de rastreamento. O deslocamento foi acompanhado por oito aviões-tanque KC-135, o que indica uma missão de longo alcance com possível capacidade ofensiva.
O B-2 Spirit é a única aeronave dos EUA capaz de transportar a GBU-57, conhecida como “superbomba” ou “bunker buster”. Com 13,6 toneladas, ela é projetada para perfurar até 60 metros de concreto antes de explodir, capaz de destruir bunkers subterrâneos altamente reforçados — como os que protegem instalações nucleares iranianas.
Cada B-2 pode carregar duas dessas bombas. Nenhum aliado dos EUA, incluindo Israel, possui armamentos equivalentes.
Fontes apontam que os bombardeiros podem estar seguindo para Diego Garcia, no Oceano Índico, uma base militar estratégica fora do alcance dos mísseis balísticos do Irã. De lá, é possível alcançar alvos iranianos com apoio de reabastecimento aéreo, sem depender de países intermediários.
Movimentações na base de Diego Garcia foram identificadas em imagens de satélite, com presença de caças F/A-18, aviões de transporte e de abastecimento. Há suspeitas de que outros bombardeiros B-2 tenham decolado sem ativar transponders, o que indicaria uma força maior do que o inicialmente detectado.
O deslocamento dos bombardeiros, somado ao envio de três grupos de porta-aviões dos EUA ao Oriente Médio, eleva a tensão e sinaliza uma possível ofensiva de grande escala.
Caso se concretize, o ataque pode ter como alvos principais as instalações nucleares do Irã, especialmente as protegidas nas montanhas de Fordow.
A situação amplia os riscos de uma guerra aberta na região, com potencial de envolver não só os EUA e o Irã, mas também Israel e outras potências ocidentais e regionais.
Com informações do Brasil247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.