2860 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
Em discurso na noite deste sábado (21), transmitido ao vivo da Casa Branca, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que os ataques contra instalações nucleares iranianas foram um "sucesso espetacular" e deixou claro que novas ofensivas acontecerão se Teerã não aceitar negociar a paz. “Se a paz não vier rapidamente, os próximos ataques serão muito maiores e muito mais fáceis”, ameaçou.
Trump declarou que os bombardeios destruíram totalmente a capacidade de enriquecimento de urânio do Irã. “As principais instalações foram completamente obliteradas”, disse ele, classificando o país persa como “o valentão do Oriente Médio”.
O ataque americano mirou os complexos nucleares de Fordow, Natanz e Isfahan, poucas horas antes do discurso. A ofensiva veio na esteira dos bombardeios israelenses, que também utilizaram drones armados previamente infiltrados no território iraniano.
O governo iraniano reagiu imediatamente, classificando o ataque como “um ato de guerra” e respondeu lançando mísseis e drones contra alvos israelenses. Segundo o Ministério da Saúde do Irã, os bombardeios já deixaram ao menos 430 mortos e mais de 3.500 feridos, a maioria civis. Do lado israelense, foram confirmadas 25 mortes e mais de 2.500 feridos.
Trump subiu ainda mais o tom. “Temos muitos alvos restantes. Se o Irã não fizer a paz, os próximos ataques serão devastadores. O que fizemos esta noite foi o mais difícil — os próximos podem ser eliminados em minutos”, afirmou.
Ele concluiu seu discurso dizendo que não há exército no mundo capaz de executar uma operação como a que os Estados Unidos realizaram.
A ofensiva liderada pelos EUA, aliada aos ataques de Israel, leva o Oriente Médio ao seu pior momento desde a guerra de Gaza em 2023. O risco de uma guerra regional, com envolvimento de outras potências, cresce rapidamente, enquanto a diplomacia parece ter sido definitivamente abandonada.
Com informações do Brasil247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.