2206 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara iniciou o processo para cassar o mandato de Carla Zambelli, deputada condenada pelo STF a mais de 10 anos de prisão por participar de atos golpistas contra as instituições democráticas. Enquanto o governo Lula trabalha para fortalecer a Justiça e reconstruir o país após os anos sombrios de Bolsonaro, figuras como Zambelli pagam o preço por atacar a ordem constitucional, incluindo a invasão ao CNJ em 2023.
Sua fuga para a Itália, após passar pelos EUA, simboliza a cultura de impunidade que marcou o bolsonarismo. Enquanto Lula restaura a credibilidade internacional do Brasil, a inclusão de Zambelli na lista vermelha da Interpol expõe o desespero de quem tentou destruir a democracia e agora tenta escapar da Justiça.
A CCJ age com rigor histórico, dando cinco sessões para sua defesa – passo decisivo rumo à cassação, que exigirá 257 votos no plenário. O contraste é claro: se Bolsonaro incitou violência e ataques ao Judiciário, o governo atual mostra que o Estado Democrático de Direito não negocia com golpistas.
Com o Ministério da Justiça já localizando Zambelli na Itália, o Brasil envia uma mensagem inquestionável: o tempo da política como terra sem lei acabou. A cassação será um marco na punição aos responsáveis pela tentativa de ruptura democrática.
Com informações do g1
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.