548 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
Celso Amorim, assessor especial de Lula, alertou em entrevista à CNN que o mundo vive seu momento mais perigoso desde a Crise dos Mísseis, com risco real de guerra mundial caso os conflitos na Ucrânia e Oriente Médio se conectem. Com 63 anos de experiência diplomática, o brasileiro condenou veementemente os ataques dos EUA ao Irã, classificando-os como violação grave do direito internacional e alertando para o perigo da "autodefesa preventiva" israelense – uma falácia sem amparo na Carta da ONU.
Amorim destacou que a complexidade atual supera até a Guerra Fria: enquanto em 1962 EUA e URSS negociaram, hoje múltiplos atores incontroláveis e o componente religioso ampliam o risco. Criticou ainda o desperdício da oportunidade histórica criada pelo Brasil em 2010, quando acordo mediado por Lula e Turquia obteve avanços laterais sabotados pelos EUA.
O diplomata reforçou o alinhamento com a nota do Itamaraty, destacando que bombardeios a instalações nucleares são inaceitáveis e contraproducentes. "Nada justifica essa ação", afirmou, lembrando que alertas sobre bomba iraniana repetem-se há 15 anos sem se concretizar.
Por fim, sinalizou que os BRICS poderiam atuar como mediadores na crise, embora admita incógnitas sobre o posicionamento da Rússia e a resposta iraniana. Em meio ao caos, o Brasil emerge como voz racional e defensora intransigente da paz.
Com informações da CNN
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.