Donald Trump voltou a escalar as tensões internacionais e fez uma ameaça direta à Rússia. Pela rede Truth Social, o presidente dos EUA prometeu atacar o território russo caso Moscou decida fornecer ogivas nucleares ao Irã, em meio à escalada de conflitos no Oriente Médio.
What have the Americans accomplished with their nighttime strikes on three nuclear sites in Iran?
1. Critical infrastructure of the nuclear fuel cycle appears to have been unaffected or sustained only minor damage.
A reação explosiva de Trump foi uma resposta à declaração do vice-presidente do Conselho de Segurança da Rússia, Dmitry Medvedev. Ele afirmou que países aliados do Irã, incluindo a própria Rússia, poderiam fornecer armas nucleares a Teerã, após os EUA bombardearem três instalações nucleares iranianas.
Trump reagiu furioso e, além de ameaçar a Rússia, exaltou seu poderio militar, destacando os submarinos nucleares dos EUA como as “armas mais poderosas e letais já construídas”. A publicação também fez referência ao recente lançamento de 30 mísseis Tomahawk, como demonstração de força.
O clima ficou ainda mais tenso com o contra-ataque do Irã, que bombardeou a base americana de Al-Udeid, no Catar, nesta segunda-feira (23). Trata-se da maior instalação militar dos EUA no Oriente Médio, com cerca de 10 mil soldados. O espaço aéreo do Catar foi imediatamente fechado.
Além do Catar, o Irã também atacou uma base americana no Iraque, utilizando milícias aliadas, como o Kata’ib Hezbollah, ampliando ainda mais o risco de uma guerra de proporções globais. A Casa Branca foi notificada da ofensiva e colocou em alerta outras bases na região.
BREAKING IRANIAN TV: “Barakat al-Fatah" begins against the US base in Al Udeid. pic.twitter.com/k1yMW9xbZv
As bases dos EUA no Oriente Médio, espalhadas em pelo menos sete países, concentram cerca de 40 mil militares e civis. Agora, todas estão em alerta máximo, enquanto o mundo acompanha, com tensão, a escalada que pode arrastar diversas nações para uma guerra aberta.
Com informações do DCM
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.
O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.