456 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, sancionou nesta terça-feira uma lei que autoriza a criação de um aplicativo de mensagens estatal, totalmente integrado aos serviços públicos. A medida faz parte dos esforços do governo russo para reduzir a dependência de plataformas estrangeiras como WhatsApp e Telegram.
A estratégia de soberania digital não é novidade. Desde que Moscou iniciou a guerra contra a Ucrânia, em 2022, o cerco contra empresas ocidentais se intensificou. Com várias gigantes deixando o mercado russo, o país acelerou a criação de soluções próprias para substituir serviços externos.
O novo aplicativo, segundo parlamentares russos, terá funções superiores às dos rivais estrangeiros. No entanto, organizações de defesa dos direitos digitais já soam o alerta: o controle estatal sobre essa ferramenta pode representar sérias ameaças à privacidade e às liberdades civis.
Mikhail Klimarev, diretor da Sociedade de Proteção à Internet, alertou que o governo russo poderá, inclusive, reduzir a velocidade de funcionamento do WhatsApp e do Telegram no país, forçando os usuários a migrar para o aplicativo controlado pelo Kremlin.
Além do monitoramento total, o projeto é visto como mais uma etapa do endurecimento do regime de Putin, que busca isolar ainda mais a população russa da comunicação livre e do acesso a informações sem censura estatal.
A Rússia, que já bloqueou ou restringiu diversas plataformas desde o início da guerra, agora dá mais um passo no caminho da censura digital e do controle absoluto sobre a comunicação dos seus cidadãos.
Com informações do Brasil 247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.