476 visitas - Fonte: Plantão Brasil
Durante o fórum Primakov Readings, em Moscou, o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, criticou duramente os países ocidentais por agora exigirem um cessar-fogo imediato na guerra da Ucrânia — justamente o tipo de proposta que, segundo ele, o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky havia rejeitado categoricamente no passado. Para Lavrov, a pressão atual representa uma mudança completa de postura, revelando o fracasso da estratégia ocidental.
O chanceler russo lembrou que, no início do conflito, o discurso dominante no Ocidente era de derrotar a Rússia no campo de batalha. “Eles gritavam em histeria, falando em derrota estratégica da Rússia. Agora estão implorando por cessar-fogo, sem exigências”, ironizou. Para ele, essa reviravolta expõe o desespero do bloco ocidental diante da resistência russa.
Lavrov afirmou que o Ocidente já não esconde mais o fracasso de suas táticas e estratégias, e mesmo assim insiste em um rumo que, segundo ele, está fadado ao colapso. “A Europa continua tentando, mesmo diante de um fracasso evidente”, declarou. Ele destacou que a Rússia tem mantido uma linha consistente desde o início do conflito, ao contrário dos países da Otan e aliados dos EUA.
O ministro russo ainda elogiou a postura do presidente Vladimir Putin, que teria reafirmado os princípios estratégicos da Rússia durante o recente Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo. Para Lavrov, enquanto o Ocidente oscila, Moscou demonstra firmeza e clareza em seus objetivos.
As falas do chefe da diplomacia russa reforçam a narrativa do Kremlin de que a Rússia estaria apenas reagindo a uma guerra imposta, enquanto o Ocidente, agora encurralado, tenta negociar o fim das hostilidades nos mesmos termos que antes desprezou. A crítica mais dura recai sobre Zelensky, acusado de recusar uma chance de paz por interesses geopolíticos alinhados aos EUA.
Com informações do Brasil 247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.