Haddad reage e governo pode acionar STF contra sabotagem do centrão

Portal Plantão Brasil
26/6/2025 11:42

Haddad reage e governo pode acionar STF contra sabotagem do centrão

0 0 0 0

3051 visitas - Fonte: Plantão Brasil

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, confirmou que o governo estuda recorrer à Justiça para contestar a derrubada do aumento do IOF, manobra articulada pelo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e aprovada por ampla maioria da base conservadora. A medida era parte da estratégia de ajuste fiscal e justiça tributária do governo Lula, mas foi desmontada num jogo político que já mira as eleições de 2026.

Haddad revelou que acreditava ter um acordo firmado com as lideranças do Congresso, inclusive com o próprio Motta e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, e só soube da traição política na manhã da votação. Para o ministro, o movimento revela um interesse explícito de setores do Legislativo em sabotar o governo, ainda que isso comprometa as contas públicas e a prestação de serviços essenciais.

O decreto havia se tornado alvo de chantagens e acabou derrubado por 383 votos. Agora, o Planalto avalia três caminhos: buscar novas fontes de arrecadação — como taxação de dividendos ou petróleo —, cortar ainda mais despesas, o que prejudicaria áreas como saúde, educação e o Minha Casa, Minha Vida, ou entrar com ação no STF por inconstitucionalidade da decisão do Congresso.

Haddad frisou que é dever do governo defender a Constituição e, se houver parecer da PGFN ou da AGU apontando inconstitucionalidade do decreto legislativo, o caminho judicial será inevitável. Ele ressaltou que não há espaço para vitimização por parte do Congresso, que não pode se ofender ao ser cobrado por incoerência constitucional.

Questionado sobre o clima hostil entre Executivo e Legislativo, Haddad foi direto: o que o governo está propondo é que os mais ricos paguem mais impostos, algo que causa desconforto apenas entre os que defendem privilégios. “Não é normal o Brasil aceitar que milionários paguem 2,5% de IR enquanto uma professora de escola pública paga 10%”, destacou.

Para o ministro, o país precisa garantir governabilidade a qualquer eleito em 2026. “Prejudicar o governo atual pensando em colheita eleitoral futura é irresponsável. A vitória de Pirro só serve para destruir o país”, afirmou, lembrando que Lula tem se reunido constantemente com parlamentares em nome do diálogo — ao contrário do que prega a oposição e seus cúmplices infiltrados no centrão.

Com informações do DCM

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians